Centro Cultural Sesc Paraty reúne grandes personalidades na Flip 2016

Durante quatro dias, a programação gratuita no espaço tem nomes como Edney Silvestre, Arnaldo Antunes, Xico Sá e Fausto Fawcett, além de intervenções nas ruas do Centro Histórico

 

Rio de Janeiro, junho de 2016 – Entre os dias 30 de junho e 3 de julho, o Centro Cultural Sesc Paraty promove programação especial para os visitantes da 14ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty – Flip 2016. Com dois espaços na cidade histórica e entrada franca em todas as atrações, a agenda alternativa inclui debates com personalidades como Edney Silvestre, Arnaldo Antunes, Xico Sá, Fausto Fawcett, Matheus Nachtergaele, além dos vencedores do Prêmio Sesc de Literatura 2016, Mário Rodrigues e Franklin Carvalho.

 

Este é o sétimo ano consecutivo que o Sesc está na Flip com uma programação própria. “Preparamos uma agenda intensa de qualidade, com o objetivo de investir no desenvolvimento da literatura brasileira por meio do incentivo a variadas manifestações artísticas, como teatro, artes visuais, música e dança”, afirma Marcos Rego, gerente do Centro Cultural Sesc Paraty.

 

Durante a Flip, o Centro Cultural Sesc Paraty (Rua da Matriz, 20 – Centro Histórico) exibe o documentário ‘Para Sempre Teu, Caio F’, às 11h, 16h e 20h. Além disso, a exposição ‘Luzescrita’ traz 20 obras criadas coletivamente pelos artistas Arnaldo Antunes, Fernando Laszlo e Walter Silveira. O espaço também realiza uma série de cafés literários, reunindo autores como André Vianco, Rita Carelli e Paula Fabrio, Edney Silvestre, Sergio Leo, Schneider Carpeggiani, além de um bate-papo com os vencedores do Prêmio Sesc de Literatura 2016, Mário Rodrigues e Franklin Carvalho. E, para saber como os estrangeiros olham para a literatura brasileira, o café ‘O Brasil não é longe daqui’ recebe Leonardo Tonus (Professor de Literatura Brasileira na Universidade da Sorbonne – Paris) e Benjamim Moser (escritor americano e autor de biografia sobre Clarice Lispector).

 

No Sesc localizado na Rua D. Geralda, 320 – Centro Histórico, o ator Matheus Nachtergaele e o iluminador Renato Machado lançam, no dia 1/07, às 14h , respectivamente, seus livros ‘Textos e Poemas de Maria Cecília Nachtergaele’ e ‘A luz-montagem’. Às 14h, uma oficina de audiovisual ensina os participantes a animar os seus próprios desenhos a partir do aplicativo Tagtool. Esta tecnologia possibilita que os personagens criados se misturem com a vida real. A partir do dia 1/07, às 17h30, o Bistrô organiza um jantar poético. Em ‘Outros nomes: insurgências poéticas’, o público é convidado de uma refeição completa, com direito a entrada, prato principal e sobremesa. Durante o evento, obras de Caio Fernando Abreu, Ana Cristina César e Garcia Lorca são os ingredientes da poética sensorial e dramática.

 

No palco externo, várias performances estão programadas. Arnaldo Antunes e Walter Silveira recitarão poesias autorais em ‘Luzescrita’, no dia 30/06, às 17h30. O espetáculo ’Mulher‘, da banda As Bahias e a Cozinha Mineira, tem início às 20h30, com uma narrativa que reflete sobre as mulheres, sobretudo as negras, pobres, indígenas e transexuais. Já no dia 1/07, a Orquestra Popular de Paraty, a banda Mustache & os Apaches se apresentam às 14h e 20h, respectivamente. No dia 2, às 20h30, é a vez do espetáculo ‘Trovadores do Miocárdio‘, com Fausto Fawcett, Xico Sá, Mário Bortolotto, entre outros artistas, que fazem uma performance literária musical sobre o amor e suas consequências.

 

Intervenções no centro histórico

 

Literatura e teatro vão tomar as ruas históricas de Paraty. Durante a Flip, o Centro Cultural Sesc Paraty leva, em vários horários, a intervenção ‘Poesias ao Vento’, da Cia. do Liquidificador, com três artistas que circulam entre o público em posse de muitos balões coloridos e instrumentos musicais. Dentro de cada balão de gás hélio, há um poema, música ou conto de autores brasileiros. Ao escolher um deles, os visitantes da cidade são convidados a estourar um balão, e por fim, recebem uma performance exclusiva.

 

Outro destaque na rua é a ‘Performance de uma Pessoa Escrita’. Com a máquina de escrever em mãos, a artista Tatiana Schunck conversa com quem não conhece, enquanto registra a conversa em tempo real. A intervenção acontece nos dias 30/6 e 01/07, às 16h, e no dia 02/07, às 11h. O objetivo da ação é o encontro com o outro e a construção de palavras que contem estas experiências. As intervenções saem da Rua da Matriz, 20.

 

A programação completa do Sesc na Flip está disponível no site: www.sesc.com.br

 

SERVIÇO:

Centro Cultural Sesc Paraty

Espaço 1: Rua da Matriz, 20 – Centro Histórico

Espaço 2: Rua D. Geralda, 320 – Largo de Santa Rita – Centro Histórico

Funcionamento: quinta a domingo das 10h às 23h

Programação completawww.sesc.com.br

Entrada gratuita

 

Spread the love

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *