53ª Festa de São Pedro e São Paulo e o Festival do Camarão de Paraty, RJ

As celebrações começam em 26 de junho e seguem até 5 de julho na Ilha do Araújo

 

A 53ª Festa de São Pedro e São Paulo e o Festival do Camarão vão acontecer, na Ilha do Araújo, nos dias 2 e 3 de julho. A Festa de São Pedro e São Paulo acontece desde 1963, quando foi iniciada a construção da igreja na localidade.

 

A programação da festa é intensa e repleta de representações culturais. Na sexta-feira, 01 de julho, acontece a tradicional novena de abertura dos festejos na Ilha do Araújo. No domingo, 3 de julho, dia de São Pedro, as imagens seguem da igreja da Matriz até o Cais de Turismo, às 10h. Na saída do cais, às11h, diversas embarcações – baleeiras, barcos de pesca, de turismo, escunas –, adornadas com bandeirinhas e demais enfeites, se juntam formando à tradicional procissão. Em meio ao trajeto, os barcos param e um anzol é abençoado e lançado ao mar, para que a pesca seja próspera durante todo o ano.

 

Ao chegar à ilha, as imagens são levadas à igreja para a Missa Solene. Durante a procissão é realizado um concurso para escolher a embarcação mais bem enfeitada. Após a missa os vencedores são anunciados.

 

No sábado, 2 de julho, o Festival de Camarão começa a partir das 11 horas, com diversificados pratos tradicionais feitos com camarão. O grupo Coroas Cirandeiros animarão a festa a partir das 14h. Sábado à noite o tradicional forró ajuda o público a espantar o frio. O show começa a partir das 23h. No domingo, o Arrastão do Jabaquara faz o encerramento da festa a partir das 14h, com samba de raiz.

 

A Ilha do Araújo é a segunda maior ilha de Paraty, e fica bem próxima do continente (300 metros na menor distância), em frente à Praia Grande (10km ao norte de Paraty na Rio-Santos). No sábado e domingo da festa haverá barcos fazendo a travessia para a ilha saindo do cais da Ilha Grande.

 

A Festa de São Pedro e São Paulo e Festival o Camarão são uma realização da Paróquia de Nossa Senhora de Remédios com o apoio da Prefeitura de Paraty.

 

Spread the love

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *