Ação promove recolhimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas em Cunha

Ação promove recolhimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas em Cunha

Começa hoje das 8h às 16h, no Recinto de Exposições da cidade, durante a realização do XVIII Torneio Leiteiro “Chico do Lau”

 

A Cooperativa de Laticínios Serramar com o apoio da Associação Agropecuária, Sindicato Rural de Guaratinguetá e Prefeitura Municipal de Cunha realizam no próximo dia 11 de agosto em Cunha a Operação Campo Limpo, que promove a coleta de embalagens vazias de defensivos agrícolas.

 

A ação vai acontecer das 8h às 16h, no Recinto de Exposições da cidade, durante a realização do XVIII Torneio Leiteiro “Chico do Lau”. De acordo com legislação Federal, todas as embalagens de defensivos agrícolas devem ser encaminhadas para pontos de coleta autorizados, dentro do prazo de um ano após a compra.

 

A medida visa evitar os riscos de contaminação ambiental do solo e das águas. A não devolução desses materiais implica em penalidades e multa aos produtores.

 

Para efetuar a entrega, o produtor precisa apresentar CNPJ, Inscrição Estadual, nome completo e endereço da propriedade. Vale ressaltar que as embalagens devem estar vazias, perfuradas e, no caso de produtos líquidos, devem passar pela tríplice lavagem.

 

Nos meses de setembro e novembro haverá coletas nos municípios de Lorena, Guaratinguetá e Lagoinha. Mais informações pelos telefones (12) 3132-4400 (Associação Agropecuária e Sindicato Rural) e (12) 3128-5540 (Cooperativa de Laticínios Serramar).

 

No Vale do Paraíba o descarte regular das embalagens precisa ser feito em Taubaté, na sede do INPEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, localizado na Avenida José Geraldo de Matos, nº 765 A, no Distrito Industrial do Piracangaguá.

 

“Nosso objetivo é auxiliar o produtor rural no cumprimento dessa obrigação, evitando possíveis riscos de contaminação ao meio ambiente com o descarte irregular dessas embalagens, além das penalidades que os produtores podem sofrer numa eventual fiscalização”, explicou engenheiro agrônomo Thiago Chaves, presidente da Associação Agropecuária de Guaratinguetá.

 

Torneio Leiteiro de Cunha

Produtores rurais da região participam entre os dias 11 e 13 de agosto do Torneio Leiteiro de Cunha, que acontece no Recinto de Exposições, “Chico do Lau”, na Av. Daher Pedro.

 

O evento é uma realização da Cooperativa de Laticínios Serramar, com o apoio da Associação Agropecuária, Sindicato Rural de Guaratinguetá e Prefeitura de Cunha. Inscrições e mais informações pelo telefone (12) 3128-5540.

Compartilhe


Comentários


Notícias Relacionadas


ii