Exército Brasileiro realiza exercício de adestramento ‘Agulhas Negras’ no Vale do Paraíba

Exército Brasileiro realiza exercício de adestramento ‘Agulhas Negras’ no Vale do Paraíba

Atividade começa hoje e vai até dia 02 de dezembro  em sete municípios do Vale do Paraíba. Helicópteros, blindados, fuzis, metralhadoras e obuseiros serão empregados pelas tropas durante o Exercício.

 

Vale do Paraíba – Os moradores de Caçapava, Jambeiro, Natividade da Serra, Paraibuna, Redenção da Serra, São Luís do Paraitinga e Taubaté terão a oportunidade de ver de perto, entre 23 de novembro e 2 de dezembro, o Exército Brasileiro em ação no Exercício Agulhas Negras. Trata-se do exercício de adestramento avançado da 2ª Divisão de Exército (DE), que tem como objetivo de capacitar as tropas participantes a realizar operações ofensivas, defensivas, de pacificação e de apoio a órgãos governamentais, bem como exercitar a ação de comando e a capacidade de liderança em todos os níveis.

02

A 21ª edição do Exercício Agulhas Negras é denominada Operação Paraitinga e contará com a presença de mais de 3,5 mil militares de 16 unidades. Estão envolvidas no exercício, por exemplo, a 11ª Brigada de Infantaria Leve, a 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), o Comando de Aviação do Exército, a 1ª Brigada de Infantaria Pará-quedista, a 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea, o 1° Batalhão de Guerra Eletrônica e o 1° Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN).

 

Helicópteros, blindados, fuzis, metralhadoras e obuseiros estão entre os equipamentos que serão utilizados pelas tropas durante o Exercício. O 1° Batalhão DQBRN, por exemplo, fará uso de equipamentos para descontaminação de material e pessoal, simulando incidentes com agentes químicos, biológicos e radiológicos.

03

Além disso, serão realizadas Ações Cívico Sociais em algumas cidades dentro da área de atuação das tropas, com orientação médico-odontológica e realização de atividades lúdicas para as crianças.

 

A presença das tropas buscará não afetar a rotina das localidades onde ocorrerá o Exercício.

04

 2ª Divisão de Exército

A 2ª DE é o Grande Comando Operativo responsável pelas ações de Defesa da Pátria a partir do Estado de São Paulo.  A Divisão tem ainda como missão planejar e coordenar ações de garantia dos poderes constitucionais, da lei e da ordem e ações subsidiárias. Contingentes da 2ª DE também participam de missões internacionais de paz.

 

SERVIÇO:

 Atividades para a imprensa

1) Assalto aeromóvel: preparo do embarque de tropas em helicópteros

2) Transposição de curso d’água

Local: 6° Batalhão de Infantaria Leve, Caçapava (SP)

Endereço: Rua José Bonifácio, 33, Jardim Rafael

Data: 25 de novembro de 2016 – sexta-feira

Horário para chegada da imprensa: 6h

Porta-voz: Comandante da 2ª Divisão de Exército, General de Divisão Décio Luís Schons

05

1) O assalto aeromóvel consiste na primeira fase de uma operação ofensiva envolvendo o emprego de helicópteros por parte de unidades de infantaria aeromóvel, visando conquistar objetivos de relevo para a segurança de toda a manobra. Essa atividade ocorrerá às 7h.

Os repórteres terão a oportunidade de entrar em helicópteros da Aviação do Exército em solo.

 

2) Nesta atividade, a Engenharia do Exército vai montar portadas (balsas) e passadeiras para que tropas, viaturas e blindados consigam transpor o Rio Paraíba do Sul. Essa atividade ocorrerá das 9h às 9h40.

 

Para a cobertura jornalística dessas atividades, o Exército Brasileiro vai disponibilizar guias para levarem as equipes de reportagem aos locais exatos das ações, a partir da sede do 6° Batalhão de Infantaria Leve.

 

Caso haja interesse do órgão de imprensa, outras atividades do Exercício Agulhas Negras também podem receber cobertura jornalística conforme agendamento individual.

Compartilhe


Comentários


Notícias Relacionadas


ii