Hospitais do Vale necessitam de mais leitos de UTI

Hospitais do Vale necessitam de mais leitos de UTI

Deputada federal da região, Pollyana Gama enviou solicitação de criação de mais leitos de UTI ao secretário de Estado

 

A deputada federal Pollyana Gama (PPS) enviou ofício ao secretário de Estado da Saúde, Dr. David Uip, mostrando sua preocupação em relação à necessidade de mais leitos de UTI para o Estado de São Paulo e, em especial, para a Região Metropolitana do Vale do Paraíba.

 

Embora tenha ocorrido aumento de leitos nos últimos anos, a quantidade ainda é insuficiente, na avaliação da parlamentar, “sobretudo no SUS, onde temos observado uma demanda crescente devido à migração de muitas pessoas que perderam seus planos de saúde”.

 

Levando-se em conta critérios de Portaria do Ministério da Saúde para planejamento e programação de ações e serviços de saúde no âmbito do SUS, deve existir de 2,5 a 3 leitos hospitalares por cada mil habitantes.

 

“Quando nos referimos a leitos de UTI, deve ficar entre 4% e 10% do total de leitos hospitalares, o que corresponde a um índice de um a três leitos de UTI para cada 10 mil habitantes”, explicou Pollyana, relembrando que em diversas cidades do Estado há pacientes aguardando leitos. “Além disso, estamos assistindo as famílias que, sem conseguirem acesso aos leitos de UTI, recorrem a ações judiciais que aumentam os gastos públicos e causam desgaste aos gestores.”

 

A deputada federal solicitou estudo quantitativo visando identificar a real necessidade de leitos de UTI para o Estado e, em especial, para a Região Metropolitana do Vale do Paraíba.

Deputada federal Pollyana Gama (PPS)

Deputada federal Pollyana Gama (PPS)

“O objetivo do estudo é pleitear junto ao Ministério da Saúde recursos financeiros para habilitação de novos leitos de UTI para garantir acesso, qualidade da assistência e a segurança da nossa população”, finalizou.

 

Catarata

Em outro documento enviado ao secretário David Uip e também ao gerente técnico do CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde),Domingos Nápoli, a deputada Pollyana Gama questionou sobre as referências de consultas, exames e cirurgias em oftalmologia, notadamente cataratas.

 

A parlamentar afirmou que existe demanda reprimida em todos os municípios que visitou, encontrando munícipes com casos graves que esperam há meses por uma cirurgia.

Citou que no Vale do Paraíba, a maioria dos municípios é de pequeno porte e, portanto, “é de extrema importância que a Secretaria da Saúde garanta o acesso aos usuários do SUS”.

 

O Hospital Provisão de São José dos Campos fez parceria com o Estado para atendimento de transplante e de glaucoma. No entanto, a referência de consultas, exames e cirurgias, “que é a grande necessidade da população”, ainda não se efetivou. Segundo Pollyana, a região tem cerca de três mil pessoas aguardando cirurgia de cataratas para retomar a qualidade de vida.

Compartilhe


Comentários


Notícias Relacionadas


ii