Oficina Sonetos de Amor em Branco e Preto chega a Paraibuna,SP

Oficina Sonetos de Amor em Branco e Preto chega a Paraibuna,SP

Atividade da Oficina Cultural Altino Bondesan acontece no dia 26 e conta com autor premiado da nossa literatura

 

Forma metrificada que consagrou poetas como Vinícius de Moraes, Olavo Bilac, Augusto dos Anjos, entre tantos outros, o soneto é tema da oficina “Sonetos de Amor em Branco e Preto”, que acontece no dia 26 em Paraibuna. A atividade da Oficina Cultural Altino Bondesan tem como objetivo não só desenvolver o hábito da leitura como também estimular a criatividade de novos escritores.

 

A oficina acontece na Fundação Cultural Benedicto Siqueira e Silva, das 18h às 22h. As inscrições são gratuitas.

 

Nas quatro horas de aula, Herzog apresenta as origens do soneto, oferece dados históricos e ainda situa o estilo poético dentro do contexto histórico da literatura mundial. Ainda no âmbito teórico, os alunos são apresentados às diferentes variáveis como o verbo decassílabo, heptassílabo e alexandrino.

 

Depois desse passeio pelo universo dos sonetos, os participantes são convidados a exercitar a criação. E o desenvolvimento dos poemas se dá por meio de práticas de rimas, ritmo e escanção, que é a contagem das sílabas poéticas.

 

O workshop é destinado a professores, estudantes e interessados em literatura. São 30 vagas e, para se inscrever, basta acessar o site www.oficinasculturais.org.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3923-4860.

Sobre o palestrante

Manoel Herzog, nascido em Santos a 24 de setembro de 1964, advogado, iniciou na literatura em 1980, segundo lugar em concurso de contos infantis promovido pela Rede Globo. Em 1987 publicou Brincadeira Surrealista, livro de poemas. Cursou Direito na Faculdade Católica de Santos. Foi finalista, com Amazônia, romance, do Prêmio Sesc 2009. Coordena oficinas de literatura em Santos, na Estação da Cidadania, pelo projeto Ponto de Cultura.. Em janeiro de 2012 publicou Os Bichos, romance, pela Editora Realejo. Em 2013 publicou o romance CBA- Cia. Brasileira de Alquimia, pela Editora Patuá, livro semifinalista do Prêmio Portugal-Telecom. Em 2014, pela Editora Patuá, publicou A Comédia de Alissia Bloom, poesia, terceiro lugar no Prêmio Jabuti. Em 2015 lançou O Evangelista, romance, Editora Patuá. Contemplado no Proac-2015 para publicação de um volume intitulado Sonetos de Amor em Branco e Preto, com ministrar de oficinas de criação de sonetos pelo Estado de São Paulo.

 

Compartilhe


Comentários


Notícias Relacionadas


ii