Procissão da Via Sacra reúne fiéis em Aparecida e relembra calvário de Cristo

Procissão da Via Sacra reúne fiéis em Aparecida e relembra calvário de Cristo

Na penitência, fiéis percorrem 900 metros em um morro. O local, ponto de peregrinação, tem estações que representam os últimos passos de Jesus.

 

A fé marcou o início da sexta da Paixão em Aparecida (SP), cidade que abriga o maior templo católico do país. Às 5h uma multidão fez uma procissão no Morro do Cruzeiro para relembrar a Via Sacra – que nas paradas em 14 estações representa para os fiéis os últimos passos de Jesus Cristo até o calvário.

 

O morro tem 900 metros de extensão e 83 metros de altura . Em 1925 o local teve uma cruz cravada no cume e virou ponto de peregrinação. A primeira celebração religiosa oficial aconteceu no local em 1948.

 

A peregrinação desta sexta-feira (14) durou cerca de 1h30. A concentração aos pés do morro começou uma hora antes da penitência, por volta das 4h. O Santuário Nacional deve divulgar nesta manhã o número oficial de participantes na procissão.

 

Este fim de semana é considerado o período mais importante no calendário da Igreja Católica. Na peregrinação da Via Sacra, velas foram acesas em sinal de gratidão às graças alcançadas.

 

Uma das romeiras que participou da procissão foi a paulista Irena do Amaral, de Franca. Ela contou que faz o percurso de fé na sexta-feira Santa há mais de 20 anos. “É um dia especial, de agradecimento”, disse.

 

Basílica

A expectativa é que 44 mil romeiros passem pelo Santuário Nacional de Aparecida nesta sexta-feira (14). Até domingo são esperadas 286 mil pessoas.

 

Na programação da sexta-feira da Paixão não há missas – isso porque a celebração é considerado um momento festivo pelos católicos e, na Sexta Santa, os fiéis guardam o dia para o luto pela morte de Cristo.

 

Nesta sexta-feira, a Paixão de Cristo será encenada por atores às 9h e 19h no altar central da basílica. A entrada é gratuita.

 

Fonte: Portal G1 Vale do Paraíba

Foto: Wilson Silvaston/Santuário Nacional

Compartilhe


Comentários


Notícias Relacionadas


ii