Taubaté sedia, sexta e sábado, prova inédita de Rally de Regularidade com campeões dos Sertões

Taubaté sedia, sexta e sábado, prova inédita de Rally de Regularidade com campeões dos Sertões

“Desafio dos Gigantes SFI CHIPS” reunirá, em 15 e 16/11, três dos maiores diretores da modalidade e desafiará habilidades de pilotos e navegadores. O rali será disputado em categoria única, na antiga pista da CBA

Nesta sexta-feira e sábado (15 e 16/11), a população de Taubaté e arredores poderá conhecer de perto uma prova inédita de Rally de Regularidade: “Desafio dos Gigantes SFI CHIPS”. Com largada no Hotel Ibis Styles (Av. Virgílio Cardoso Pinna, 8043 – Taubaté), a disputa terá um total aproximado de 90 quilômetros, em estradas vicinais e propriedades particulares, de terra e de asfalto, passando pela antiga pista da Fazenda da CBA (km 119 da Rodovia Presidente Dutra), e também pelas cidades de Caçapava e Caçapava Velha. Cada etapa terá entre 30 e 35 quilômetros: uma na sexta-feira, a partir das 20 horas, e duas etapas no sábado, das 10 às 14 horas.

“Será uma competição que ficará para a história e realizada por três diretores, referências do Rally de Regularidade no País, sendo que cada um deles será responsável por uma etapa. A cidade presenciará um verdadeiro espetáculo de feras deste esporte”, diz Márcio Medina, idealizador do “Desafio dos Gigantes” e diretor da SFI CHIPS, empresa referência no segmento de alta performance de veículos.

“Essa prova vem para fazer a diferença, a ideia é de ser bem dinâmica. Será um marco para ao Rally de Regularidade. Certamente será copiada por outros eventos futuramente”, afirma Weidner Moreira (Novo Rally/ MG), diretor responsável pela 3ª etapa. “Minha prova será toda disputada na pista. Posso adiantar que a integração piloto/navegador será exaurida ao máximo, sendo que a concentração e precisão do navegador fará toda a diferença, pois a navegação será bem difícil”, avisa Moreira, que desde 1999 organiza provas de rali.  

Lourival Roldan, que comanda há 25 anos o Mitsubishi Motorports (Rally de Regularidade da marca), é diretor da etapa 2, que abrirá a disputa no sábado. “Será um evento sensacional. Estou fazendo o meu melhor como diretor e também farei como competidor, pois vamos disputar na pista traçada por nossos colegas”.  Segundo Roldan, a prova foi criada para desafiar as habilidades de pilotagem, navegação, atenção, concentração, tempo de reação do navegador, do piloto e do carro, além do pneu. “Algumas coisas são colocadas na planilha para ajudar o navegador e outras para distraí-lo. Aquele que conseguir gerenciar melhor as informações e passar somente o importante ao piloto acabará levando vantagem”, explica. A etapa 2 terá vários obstáculos, como lombas, facões, curvas estreitas e de alta velocidade. “Vale lembrar que na modalidade Regularidade não se usa velocidade, e o piloto sabe que está perdendo a prova se acelerar demais. Por isso sempre afirmo que às vezes é mais fácil pilotar no Rally de Velocidade/ Cross Country”, conclui o navegador Campeão do Dakar 2017.

Diretor do “Desafio RJ X SP SFI CHIPS” realizada em 2018, em Búzios/SP, Clayton Prado (Campeonato Paulista Off-Road e Rally dos Sertões) é um dos mais animados para repetir o sucesso do ano passado tanto que vem acompanhando de perto a preparação da pista nas últimas semanas.  “Serão três provas com características bem diferentes, mas todas exigirão que a dupla esteja afinada. Estamos trabalhando intensamente para oferecer a melhor diversão em dois dias de prova e pretendemos superar o Desafio do ano passado que agradou todos os participantes”, adianta Prado.

Disputa entre feras – Apesar de o grid ser restrito a clientes e convidados da SFI CHIPS (isentos de taxas de inscrições), está aberto ao público que queira acompanhar em alguns trechos o rali. Os participantes, de várias cidades e estados, são experientes pilotos e navegadores amantes do esporte, entre eles Campeões do Rally dos Sertões, Campeões Brasileiros de Rally Cross Country e Campeões Rally de Regularidade. Participarão da disputa aproximadamente 30 carros com tração 4×4 de marcas variadas.  A prova premiará os cinco primeiros colocados. Vale destacar que a prova será disputada em uma única categoria. A SFI CHIPS tornou-se referência em desenvolvimento de reprogramações de alto desempenho, sobretudo no segmento off-road. “Entre os participantes teremos pilotos e navegadores com títulos no Rally do Sertões (Regularidade e Velocidade/Cross Country), como os atuais Campeões na Production T2: Glauber Fontoura/Minae Miyauti, Sandra Dias, Eduardo Guerra/Marcia Guerra, Kleber Santana/Fernanda Tonani, entre outros competidores de ponta”, afirma Medina.

A prova conta com a supervisão da FASP – Federação de Automobilismo de São Paulo e da CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo.  Promoção e Realização SFI CHIPS e Paulista Off-Road. O evento tem ainda apoio da Mitsubishi Motors e FD Stands e Displays.

A empresa – A SFI CHIPS trabalha com desenvolvimento tecnológico focado em soluções customizadas, também conhecidas como chip de potência, reprogramação de ECU ou chiptuning. Com 11 anos de atuação no mercado, tornou-se referência em desenvolvimento de reprogramações de alto desempenho, sobretudo no segmento 4X4, tanto que, por meio de seus clientes, já conquistou 16 títulos no Rally dos Sertões, em categorias diversas. Há três anos trabalha em parceria com a Mitsubishi Motors e a Spinelli Racing, que lançaram em 2019 o modelo L200 Triton Sport R, que já sai da fábrica com as soluções de alta performance da SFI CHIPS e conquistou, em setembro, o título do maior rali das Américas, na categoria Production T2. A empresa, com sede na capital paulista, atua nas linhas automotiva, pesada, agrícola e náutica e possui mais de 50 agentes autorizados em todo o país. Mais informações www.sfichips.com.br, Facebook: @sfichips e  Instagram: @sfichips.

Desafio dos Gigantes SFI CHIPS (Rally de Regularidade)
15 e 16 de novembro – Taubaté/SP
Largada, vistorias, briefing e premiação: Hotel Ibis Styles (Av. Virgílio Cardoso Pinna 8043)
Local/Prova – antiga pista da Fazenda da CBA (km 119 da Rodovia Presidente Dutra)

Programação
15/11/19 – Sexta-feira  (Etapa noturna)
14h00 – Abertura da secretaria de prova
15h00 – Início das vistorias técnicas
17h00 – Entrega de planilhas da 1ª Etapa
18h00 – Briefing obrigatório e sorteio da ordem de largada
20h01 – Largada da 1ª Etapa
22h00 – Entrega de planilhas 2ª e 3ª Etapa
22h30 – Briefing 2ª e 3ª Etapa
23h00 – Entrega de resultados da 1ª Etapa

16/11/19 – Sábado  (Etapas 2 e 3)
10h01 – Largada Técnica (Primeiro carro)
14h00 – Inicio da chegada
17h00 – Divulgação dos resultados
18h00 – Premiação e encerramento

Compartilhe


Comentários


Notícias Relacionadas


ii